Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Utilidade Pública - Castra Móvel retoma serviço de castração de graça na próxima semana

O Castra Móvel, serviço de castração de cães e gatos, voltará a realizar atendimentos a partir da próxima segunda-feira (4). O serviço está interrompido desde o último dia 18 por causa do recesso de fim de ano. O público-alvo do projeto são animais de ruas e aqueles cujos donos têm baixa renda.

Na ação da próxima semana, a unidade do Castra Móvel ficará apenas no Parque Lago do Cortado (Setor L Norte, QNL 12), em Taguatinga, das 8 às 17 horas. Também no primeiro semestre, a Subsecretaria de Áreas Protegidas, da Secretaria do Meio Ambiente, pretende levar o serviço para Estrutural, Planaltina e Varjão, em locais próximos a unidades de conservação — mas o cronograma ainda não foi definido.

De acordo com a pasta, nesses locais há grande concentração de cães e gatos abandonados.

O Castra Móvel conta com orçamento de R$ 330 mil, pagos por meio de compensação ambiental de uma construtora ao governo de Brasília para investimento em recuperações e serviços socioambientais. A expectativa do Ibram (Instituto Brasília Ambiental) é que aproximadamente 3 mil cirurgias sejam realizadas em até seis meses.

Segundo o instituto, apenas donos de cães e gatos cadastrados desde 2014 serão convocados. A partir da segunda quinzena de janeiro, começarão a ser feitos novos agendamentos ainda para esses atendimentos que não ocorreram.


Para o procedimento, é preciso obedecer alguns critérios: donos de animais que tenham baixa renda, mais de 18 anos e residência no Distrito Federal; animais resgatados ou em lar temporário ou casa de passagem; animal comunitário, de colônia ou coleção; e animal adotado. O responsável deve cuidar do transporte e do tratamento pré e pós-operatório do animal.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário