Páginas

domingo, 4 de outubro de 2015

Confira meu artigo da Semana - Prevenção é sinônimo de vida - Dep. Celina Leão

Em seu artigo, a deputada Celina Leão (PDT), presidente da Câmara Legislativa, enfatiza a necessidade de as mulheres realizarem exame preventivo para a detenção do câncer de mama.Ela destaca o papel desempenhado pelo legislativo local para ajudar na divulgação da campanha do Outubro Rosa que tem, como objetivo, conscientizar a sociedade sobre a relevância do autoexame, que aumenta as chances de cura no tratamento.

Outubro já chegou e, com ele, a Campanha Outubro Rosa que tem como objetivo despertar a atenção da população para a importância do autoexame na detecção precoce do câncer de mama, tratamento e cura da doença. Como mulher, não posso ficar de fora desse movimento voltado para a promoção da saúde feminina. O câncer de mama tem apresentado tendência de crescimento nos últimos anos, com um alto número de óbitos, mas sabe-se que ele está entre as doenças curáveis se diagnosticado em fase inicial.
A Câmara Legislativa tem desempenhado seu papel nessa luta ao fiscalizar e exigir do Poder Executivo uma assistência de qualidade e oportuna às mulheres do Distrito Federal. A incorporação de ações para conscientizar sobre o câncer de mama, não apenas no mês de outubro, mas permanentemente, é instrumento valioso para chamar a atenção da sociedade para a importância de identificar e tratar qualquer lesão suspeita com agilidade.
Na campanha Outubro Rosa 2015, destaco a necessidade de conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da busca pelos serviços de saúde periodicamente. Sabe-se que alguns tipos de nódulos nos seios são palpáveis, por meio do autoexame. Além disso, os médicos explicam que se o tumor tiver menos de um centímetro de diâmetro, as chances de cura alcançam 95%, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quando a mulher é acompanhada por um especialista, no caso de alguma suspeita, é por meio da mamografia e da ultrassonografia que se detectam os nódulos.
Especialistas estimam que a mortalidade por câncer de mama em mulheres com idades entre 50 e 69 anos cairia se elas se submetessem ao exame. Entretanto, segundo estudos, apenas 35% delas sabem que a mamografia é a maior aliada no diagnóstico precoce da doença.
A prevenção é sinônimo de vida e as brasileiras não podem procurar a ajuda médica apenas quando os sintomas da doença já estão avançados. No Brasil, infelizmente, muitas mulheres ainda morrem por falta de informação.
Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, a previsão é de que o Brasil tenha 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
Segundo os médicos, o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante saber que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. Uma notícia que nos alivia é saber que a maioria dos nódulos detectados na mama é benigna, entretanto os médicos garantem que isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades ao tema. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Com a aprovação do Congresso Americano, posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
No Distrito Federal e em todo o Brasil, a população aderiu ao Outubro Rosa. E na Câmara Legislativa do DF não será diferente: apoiamos a campanha e por meio dela demonstramos nosso desejo de que muitas mulheres vivam com saúde e que o câncer de mama seja só uma estatística do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário