Páginas

domingo, 13 de setembro de 2015

Celina Leão representa DF em encontro de Legislativos do Brasil Central

Celina Leão tratou da integração
político-legislativa entre as unidades federativas
A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), participou nesta sexta-feira (11) do 3º Fórum dos Governadores do Brasil Central, realizado em Palmas (TO). Durante o encontro, os presidentes das Assembleias Legislativas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e da CLDF também se reuniram e debateram a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Os presidentes marcaram para a primeira quinzena de outubro, em Campo Grande, a primeira reunião do Parlacentro, colegiado composto por deputados estaduais e distritais para discutir novas leis para a região.
A deputada Celina Leão destacou a importância do Parlacentro, que tem como objetivo a integração político-legislativa entre as unidades federativas e dar suporte ao Fórum Brasil Central, bloco formado pelos governadores destes Estados no encaminhamento e aprovação de legislação pertinente a temas comuns ao bloco. "Nesse momento de crise, é indispensável debater os problemas e indicar as necessidades de legislação. O Parlacentro vai auxiliar os governadores na busca de soluções, apresentando projetos nos Legislativos estaduais e na CLDF e levando as reivindicações às bancadas federais", ressaltou a distrital.
A primeira reunião de trabalho do Parlacentro ocorreu em Cuiabá, no dia 12 de agosto, durante as comemorações dos 180 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na ocasião, foram discutidas questões ligadas às Reformas Tributária e Ambiental, o Fundo de Fomento a Exportação (FEX), um Termo de Cooperação Técnica para migração da TV Assembleia para canal aberto e criação da FM Assembleia em Campo Grande.
Consórcio – Celina Leão ressaltou ainda a assinatura do Protocolo de Intenções, que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. O consórcio terá um modelo de gestão compartilhada. O protocolo de intenções foi formatado pelos secretários de Planejamento e de Assuntos Estratégicos dos estados. As áreas prioritárias são: agropecuária, industrialização, ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação e infraestrutura e logística, turismo e meio ambiente que foram inseridos nessa edição do fórum.
Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, os interesses comuns auxiliam não só as unidades da Federação envolvidas, mas também a todo o País. "Essa é uma ação inovadora, pois unidos poderemos enfrentar e superar os desafios com maior facilidade e melhorar a qualidade de vida da nossa gente", avaliou Rollemberg.
Para ser criado oficialmente, o projeto do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central precisa ser aprovado pelas Assembleias Legislativas dos estados e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A previsão é que a sede fique em Brasília.
 Fonte: CLDF - Bruno Sodré - Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário