Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Utilidade Pública - Inscrições abertas para curso de qualificação profissional em tênis

O evento acontecerá no próximo sábado (27/6), com a presença de dois grandes nomes da modalidade no Brasil

No próximo sábado (27/6), das 9h às 12h, professores de tênis, profissionais e estudantes de educação física terão a oportunidade de saber mais sobre as clínicas gratuitas de qualificação profissional em tênis convencional e em cadeira de rodas e garantir a pré-inscrição nas aulas, que serão ministradas em julho.

A iniciativa conta apoio da Secretaria do Esporte e Lazer e da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). Realizada pela Fundação Assis Chateaubriand e patrocinada pela Cartão BRB, o curso pretende capacitar 80 participantes. As vagas para o evento são limitadas e as inscrições podem ser feitas até quinta-feira (25/6). 

Dois grandes nomes do esporte nacional, Carlos Chabalgoity e Wanderson Cavalcante participarão de um bate-papo no Auditório do Correio Braziliense e apresentarão a importância de se capacitar profissionais para que possam atuar de forma mais técnica no mercado. Eles serão os instrutores das clínicas, que têm como objetivo aumentar a autoestima dos que formam a categoria de tênis e torná-los mais preparados para realizarem suas funções de maneira confiante, proativa e focada em resultados. 

A clínica de tênis convencional, com Carlos Chabalgoity, está prevista para 11 e 12 de julho. E a clínica de tênis em cadeira de rodas, com Wanderson Cavalcante, para 18 e 19 de julho, no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião. 

Momento favorável

Na avaliação de Chabalgoity, a capacitação dos professores é essencial para projetos que envolvem treinamento. “É dos profissionais que vão vir as instruções, a forma como vai ser passado o conteúdo e o conhecimento para transmitir as informações aos alunos. Se a criança começa a jogar sem se divertir, aprendendo errado, ela logo vai parar de praticar a modalidade. A qualificação é um trabalho importantíssimo para se ter resultado em qualquer projeto”, observa.

Wanderson destaca que o Brasil vive um momento favorável para o esporte, com a proximidade das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. Segundo ele, o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior registro de praticantes de tênis em cadeira de rodas. “Temos 40 praticantes em Brasília, e um potencial enorme para aumentar esse número. Clínicas como a que vamos oferecer são a base de um futuro melhor para a modalidade. Capacitar pessoas que possam realizar esse trabalho aumenta a gama de oportunidades de desenvolver crianças e jovens com deficiência”, avalia.

Critérios de seleção 

Ao final do bate-papo em 27 de junho, os interessados poderão realizar a pré-inscrição nas clínicas. A efetivação da inscrição se dará após análise da pontuação atingida pelos candidatos. O critério de seleção levará em conta a atuação na área de tênis (4 pontos), ser profissional de educação física com bacharelado ou licenciatura plena (4 pontos), ser profissional de educação física com licenciatura (3 pontos), ser estagiário de educação física (2 pontos), ser estudante de educação física (1 ponto). O tempo de experiência também será considerado: nenhum (0 ponto), até 1 ano (1 ponto) e acima de 1 ano (2 pontos). Em caso de empate que exceda o número de vagas, cada ano de experiência contará 1 ponto.

Currículos dos instrutores 

Carlos Chabalgoity é o tenista que mais trouxe títulos para Brasília. Bicampeão mundial juvenil, bicampeão sul-americano e cinco vezes campeão brasileiro juvenil de tênis, também foi treinador de equipes no Japão, quando participou da Copa Davis como assistente técnico da equipe japonesa. No Brasil, treinou dois consagrados jogadores profissionais: Marcos Daniel e Flavio Saretta. Também foi treinador da tenista brasiliense Claudia Chabalgoity, número um do ranking nacional brasileiro por dois anos.

Wanderson Cavalcante é tenista e coordenador técnico da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Foi capitão da Seleção Brasileira Feminina no Mundial 2006 (Brasil), capitão da Seleção Brasileira Masculina nos Mundiais 2007 (Suécia), 2008 (Itália), 2009 (Inglaterra), 2010 (Turquia) e 2011 (África do Sul), coordenador de modalidade e capitão da Seleção Brasileira nos Jogos Parapan-Americanos do Rio 2007 e Guadalajara 2011, e nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

PROGRAMAÇÃO 

- Bate-papo com instrutores e abertura das pré-inscrições para clínicas

Data: 27 de junho (sábado)

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório do Correio Braziliense – SIG Quadra 2, Lote 340, Bloco 2

Inscrições: www.facbrasil.org.br


- Clínicas de qualificação profissional em tênis

Datas: 11 e 12 de julho (tênis convencional) e 18 e 19 de julho de 2015 (tênis em cadeira de rodas)

Carga horária de cada clínica: 16 horas (8 horas no sábado e 8 horas no domingo)

Quantidade de participantes por clínica: 40

Local: Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião

Informações pelo telefone (61) 3214-1059 ou pelo e-mail ascom@facbrasil.org.br

Fonte: Correioweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário