Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

DE GRAÇA EU VOU - Nesta quinta-feira (2), o Grupo Tcheco traz teatro de marionetes para o CCBB de Graça

O teatro de marionetes encanta adultos e crianças e quando os contos de fadas tradicionais entram na roda, o resultado é o encanto coletivo. Prova disto são as casas cheias para assistir o Grupo Lokvar, nascido na cidade onde o teatro de marionetes é tradição, Praga.
O teatro do CCBB recebe duas montagens de 2 a 5 de julho, com entrada franca. Os espetáculos “Joãozinho, o Indeciso” (Jardim do CCBB) e “A Pequena Sereia” (Teatro II) trazem uma diversidade de bonecos para teatros e espaços abertos. O Lokvar passa 25 dias no Brasil, em uma maratona de espetáculos, vivências e oficinas ministradas por eles e acompanhados de atores-manipuladores brasileiros, que passaram 14 dias com o grupo, em Praga, através de um programa de intercâmbio a convite do projeto.
O teatro de bonecos é uma das mais antigas formas de expressão artística, originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos, marionetes ou fantoches são os principais protagonistas desta arte, que ganha vida e graça através da maestria de seus manipuladores. A associação de movimento e sonoridade, o que encanta e seduz principalmente o público infantil, está sempre ligado ao entorno histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo.
A reconhecida habilidade dos atores-manipuladores do Lokvar teve escola na Universidade de Artes e Teatro de Bonecos (DAMU), instituição que, desde sua fundação, vem fortalecendo a tradição do teatro de animação em Praga. Soma-se ao reconhecimento de suas qualidades, enquanto bonequeiros, serem colaboradores de outros grupos como Dejvické Divadlo (Teatro Dejvické), Divadlo Minor (Teatro Minor) e Divadlo Dlouhé (Teatro Dlouhé).
Em “Joãozinho, o Indeciso”, a história começa na aconchegante sala da casa do João e termina em uma cerimônia de casamento. Preguiçoso, será que João consegue sair, lutar com dragões, bandidos e demônios? Para, afinal, encontrar a noiva certa? Num emaranhado de perguntas e desafios para João, o público é convidado a ajudá-lo. Baseada em um conto de fadas tradicional, a história apresenta um João que não tem anda de tolo, mas, as situações pelas quais ele tem que passar são difíceis demais para resolver sozinho. Somente com a ajuda da plateia, ele conseguirá decidir qual o rumo da sua história.
“A Pequena Sereia”, espetáculo de marionetes interativo inspirado na história de Hans Christian Andersen. A trama tem inicio em um restaurante vazio, onde entra uma jovem, se senta e abre seu livro. Para o garçom, que não tem outros clientes para atender, é um passa tempo bem-vindo num dia lento e sem muito que fazer. A mulher, que veio para ler, não gosta da atenção à qual é dedicada. A insistência e simpatia do garçom a convence e os dois começam a ler juntos o conto “A Pequena Sereia”. Ambos se encantam pela história, que os transportam à infância. O garçom a apresenta outro conto, sobre saudade, dedicação e amor, com fantoches, e ela o ajuda a encenar. Aos poucos, todo o restaurante se transforma em palco, cenário para uma fantasia subaquática da pequena sereia – um grande aquário. Durante a brincadeira, o garçom e a jovem se apaixonam, criando assim uma nova história.
Após cada uma das sessões, os atores-manipuladores recebem a plateia para uma breve vivência com o teatro de bonecos. Oportunidade para a criançada conhecer os bastidores do teatro. Neste encontro, os integrantes do Lokvar irão mostrar os segredos da manipulação dos bonecos e explicar como eles são construídos.
Serviços: “Joãozinho, o Indeciso”
Local: Jardim do CCBB Brasília (SCES Trecho 2 – Brasília/DF)
Dias e horários: De 2 a 5 de julho. Quinta e sexta, às 10 e às 15 horas, e sábado e domingo, às 10:30 e às 16 horas
Duração: 50 minutos.
Classificação indicativa: Livre para todas as idades.
Informações: (61) 3108-7600.
“A Pequena Sereia”
Local: Teatro II CCBB Brasília (SCES Trecho 2 , Lote 22)
Dias e horários: De 2 a 5 de julho. De quinta a domingo, sempre às 19 horas
Ingressos: Entrada franca. Senhas serão distribuídas a partir de uma hora antes do início de cada sessão.
Lotação: 100 pessoas.
Duração: 60 minutos.
Classificação indicativa: A partir de 3 anos.
Informações: (61) 3108-7600
Oficina “Criação e Manipulação de Marionetes”
Uma aula lúdica e divertida para a criançada. Os integrantes do grupo, acompanhados de monitor, treinado e também bonequeiro, ensinarão para a meninada como confeccionar bonecos e também como manipulá-los. Os bonecos que os pequenos farão, são inspirados em personagens dos espetáculos – Joãozinho, a Princesa Mariazinha, o Dragão e o Diabinho. A ideia é brincar e fazer arte – recortar, colorir, criar…
Gratuita, com duração de 40 minutos e para até 20 crianças, maiores de 5 anos. Inscrições pelo e-mail lokvarnobrasil@gmail.com.
Fonte: CCBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário