Páginas

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Câmara em Movimento reúne maior participação popular em Samambaia

Em Samambaia, distritais ouviram pronunciamentos
de 60 moradores da cidade
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão itinerante nesta quinta-feira (18) em Samambaia, como parte do projeto Câmara em Movimento. Os deputados distritais ouviram reivindicações de moradores e lideranças comunitárias da cidade durante mais de quatro horas de sessão. Grande parte das demandas apresentadas são de competência do Executivo, mas a Câmara vai sistematizar os pedidos e encaminhar para os órgãos competentes.
Samambaia foi a quarta cidade do DF a receber o projeto Câmara em Movimento, que já passou pelo Plano Piloto, Ceilândia e Sobradinho. O projeto tem como objetivo aproximar o poder Legislativo da população. A presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PDT), destacou que a sessão em Samambaia foi a que contou com o maior número de intervenções de moradores, com 60 participantes. Celina também ressaltou a presença de 22 deputados distritais durante a sessão.
Samambaia tornou-se administração regional em 25 de outubro de 1989 e hoje já conta com aproximadamente 220 mil moradores. A cidade conta com quase 117 mil eleitores e a renda média da população, de acordo com pesquisa da Codeplan de 2011, é de R$ 2.093.
Em suas intervenções, os moradores trataram de temas gerais, como educação, saúde, segurança e transporte público, mas também fizeram pedidos específicos. Entre os pontos mais presentes nas falas dos moradores estão temas como a melhoria da coleta de lixo, recapeamento do asfalto, destinação de área para construção de um shopping, acessibilidade para deficientes, reforma da feira permanente, reforço no policiamento, conclusão da construção do complexo cultural, complementação da ciclovia, aumento de creches e escolas, incentivo aos projetos de esporte e cultura e a construção de uma unidade do Na Hora na cidade.
O morador Manoel Messias reclamou da demora e da burocracia na regularização de condomínios da cidade. Alunos do centro de ensino médio 414 também participaram da sessão e reclamaram da falta de professores e do crescimento da violência no entorno da unidade de ensino. Os estudantes reivindicaram a construção de um auditório e a regulamentação do uso de câmeras em escolas.
Alguns moradores protestaram contra a instalação de um aterro sanitário na cidade. Outros criticaram a retirada dos processos de concessão de alvarás da esfera das administrações regionais e defenderam uma maior autonomia para os administradores.
Emendas - Vários deputados se comprometeram a apresentar emendas ao Orçamento do DF para atender às demandas apresentadas. O deputado Chico Vigilante (PT), por exemplo, anunciou que apresentará uma emenda destinando recursos para a construção do Na Hora. Celina Leão e Liliane Roriz (PRTB) também disseram que vão destinar recursos para a cidade. Já a deputada Luzia de Paula (PEN) reforçou a necessidade de novas creches na cidade e de programas de combate à violência contra a mulher.
Brazlândia – A próxima edição do projeto Câmara em Movimento acontecerá em Brazlândia. A cidade receberá a sessão itinerante da Câmara na próxima terça-feira (23), a partir das 15h. A sessão acontecerá na Feira Central de Brazlândia, cidade que atualmente tem 54 mil habitantes. De acordo com a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PDT), todas as cidades do DF receberam uma sessão do Legislativo local.
Fonte: CLDF/Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário