Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Nesta Segunda, 01/06, às 15h - AUDIÊNCIA PÚBLICA para discutir as Políticas Públicas para os portadores de HIV/Aids

A presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputada Celina Leão (PDT), se une a organizações não governamentais, no ano que se comemora os 30 anos de combate ao vírus HIV/AIDS, na realização de Audiência Pública para debater o tema, na próxima segunda-feira (1) às 15h no auditório da Casa. Estará disponível aos interessados a testagem com fluido oral sob a responsabilidade da Secretária de Saúde do DF.

“Combater o avanço do HIV é um debate de extrema importância, sobretudo quando pesquisas apontam o aumento do número de casos nos últimos anos. Além de prevenir é necessário pensar em Políticas Públicas, que tragam qualidade de vida para os portadores de HIV/AIDS no DF”, considera a deputada.

Na oportunidade será lançado o projeto Positivo Na Lata, que é uma iniciativa da sociedade civil em oferecer aos portadores de HIV/AIDS capacitação em fotografia como um programa de autoestima aos portadores, que ainda hoje sofrem de preconceito em relação à doença.

O Brasil, que se consolidou como referência em políticas de combate à Aids, vem sofrendo um revés na estratégia que se tornou exemplo internacional. O sinal de alerta está nos dados divulgados pela Unaids, programa das Nações Unidas sobre HIV e Aids, que apontaram um aumento de 11% no número de novos casos no Brasil entre 2005 e 2013.

Esse aumento está diretamente relacionado a jovens e adultos com faixa etária entre 18 a 29 anos. Nesta idade, de cada dez jovens brasileiros, quatro acham que não precisam usar camisinha em um relacionamento estável e três ficariam desconfiados da fidelidade do parceiro, caso ele propusesse o sexo seguro.

Também foi levantado pela pesquisa, a falta de alguns conhecimentos básicos: um em cada cinco jovens acha que é possível contrair HIV/aids se usar os mesmos talheres e/ou copos de outras pessoas, e 15% pensam que doenças como malária, dengue, hanseníase ou tuberculose são Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

  
Serviço:
Evento: AUDIÊNCIA PÚBLICA para discutir as Políticas Públicas para os portares de HIV/Aids e lançamento do projeto Positivo na Lata.
Dia: 01 de junho de 2015.
Hora: 15h
Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Utilidade pública: Teste Rápido DPP HIV com amostra de fluido oral

Nenhum comentário:

Postar um comentário