Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Celina Leão reassume compromisso com setor produtivo em reunião no Sinduscon-DF

Presidente da Câmara Legislativa acena
possibilidade de encontro entre Sinduscon-DF
e governador Rodrigo Rollemberg
O Sinduscon-DF recebeu, no dia 24, na reunião de diretoria da casa, a visita da presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputada Celina Leão (PDT). O encontro teve como objetivo debater os gargalos que vêm afetando, diretamente, o setor produtivo, como, por exemplo, os aumentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). As medidas fiscais fazem parte do “Pacto por Brasília”, pacote anunciado pelo governador Rodrigo Rollemberg, em janeiro, para sanar as finanças do governo.
A CLDF aprovou, no último dia 10, o aumento no ITBI, que é pago na compra e venda de imóveis. O valor passou de 2% para 3% (imóveis acima de R$ 250 mil). No mesmo dia, a Câmara Legislativa retirou do pacote fiscal o reajuste do IPTU e o leilão de dívidas do GDF. A retirada foi feita pelo deputado Agaciel Maia (PTC).
Segundo Celina, da forma como o pacote chegou à câmara, ele não foi aceito. Assim, alguns itens foram excluídos, para ampliar uma discussão. Já outros foram modificados, a exemplo do ITBI, que chegou de maneira progressiva. “Quanto mais alto o valor, mas caro ele iria ficar. Teríamos um valor padronizado para imóveis abaixo de R$ 350 mil reais. Mas sabemos que, em Brasília, existem poucos imóveis nesta faixa”, ressaltou. 
A deputada comprometeu-se a fazer uma interlocução com o setor produtivo para buscar ideias. “Não é punindo os empresários, responsáveis pelo emprego e renda no DF, que alcançaremos um resultado positivo”, alertou.
A presidente da CLDF colocou a casa à disposição e disse que o governador Rodrigo Rollembeg já autorizou uma reunião para receber o Sinduscon-DF. A pauta irá focar na busca de soluções para o setor. “Quero reassumir, aqui, meu compromisso com o segmento. Podemos fazer mais por Brasília, colocando em pauta os assuntos de interesse da Construção Civil, setor fundamental para o desenvolvimento do DF”, acrescentou.
Realizadas as considerações da deputada Celina Leão, os diretores da casa fizeram seus questionamentos. O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, disse que tem interesse em trazer soluções para o que governo dê certo. “As entidades do setor estão empenhadas e focadas em participar, junto com o governo, do processo de soluções positivas e vindouras para os problemas do DF. Mas é necessário que sejamos ouvidos”, salientou.
O presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, falou que o aumentou de 50% no ITBI veio em momento inoportuno. “O governo deveria, primeiramente, cortar os gastos e, na sequência, trazer incentivos para o setor. Precisamos incentivar o Mercado Imobiliário da cidade e não coibi-lo com esses aumentos de impostos fora do comum”, destacou.
“É fundamental a nossa proximidade com a Câmara Legislativa. Temos boas ações e podemos ajudar o governo a resolver uma série de problemas. A Construção Civil é quem movimenta o mercado e faz a cidade gerar riqueza”, disse o presidente da Asbraco, Afonso Assad.
Diversos assuntos foram colocados em pauta e apresentados à deputada, que e se comprometeu a levar as propostas para o conhecimento do governador Rollemberg. Ela reafirmou, também, que vai trabalhar para que essas propostas não sejam aprovadas sem antes abrir a mesa para negociação, sempre em busca de novas alternativas.
Fonte: Kamila Marques
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário