Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pesquisa mostra índices de desenvolvimento humano desiguais entre cidades

O levantamento faz parte do Atlas das Regiões Metropolitanas, uma ampliação dos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), realizado pelo PNUD

O Distrito Federal ainda tem um longo caminho a percorrer para superar a desigualdade social na região. É o que demonstra o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), elaborado pela Fundação João Pinheiro, Ipea e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado nesta terça-feira (25/11). Foram considerados 23 municípios, que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride-DF).

O Plano Piloto, Lago Sul, Sudoeste, Noroeste, Águas Claras têm IDHM na faixa mais alta da classificação, entre 0,955 e 0,957. Por outro lado, a Estrutural ficou no último lugar da lista, perto do Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho 2, que empatam com o mesmo valor: 0,616.

O levantamento faz parte do Atlas das Regiões Metropolitanas, uma ampliação dos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), realizado pelo PNUD. Para este documento, as entidades envolvidas criaram o conceito de Unidade de Desenvolvimento Humano (UDH), separando regiões com características homogêneas e população suficiente para desagregação estatística. Ou seja, cada cidade da Ride pode significar uma ou várias UDHs. O objetivo é mostrar as diferenças intramunicipais com base nos dados do Censo 2000 e 2010, que consideravam o DF como cidade e município, sem detalhar as variações internas.

Leia mais notícias em Cidades

Em 2000, o IDHM do DF era igual a 0,680, situando-se na faixa de Médio Desenvolvimento Humano. Em 2010, o número cresceu para 0,792, alcançando a faixa de Alto Desenvolvimento Humano. A região também apresentou um aumento nos três indicadores que compõe o IDHM: educação, longevidade e renda. Entre 2000 e 2010, o primeiro foi o que mais evoluiu, passando de 0,516 para 0,701.


Fonte: Correio Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário