Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Celina Leão realiza sessão solene pelo Dia Mundial do Diabetes

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene, de iniciativa da deputada Celina Leão (PDT), em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, nesta sexta-feira (14) às 19h no  Anfiteatro da Universidade Paulista - UNIP, 913 Sul, Conjunto  B, Asa Sul. A diabetes é caracterizada pela incapacidade do pâncreas de transformar a glicose — o açúcar em nosso sangue — em energia, por falta de insulina, hormônio produzido pelo órgão. Quando isso acontece, a glicose se acumula na corrente sanguínea, causando a doença, que já atinge mais de 12 milhões de brasileiros.

“Queremos que as pessoas reflitam sobre o Diabetes e entendam que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença  podem evitar consequências mais graves à saúde, além de uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos”, orienta a deputada.

A intenção, segundo a parlamentar,  é despertar a sociedade para a importância da prevenção da doença, que traz sérias complicações, como a obesidade, a perda de visão, dificuldades de cicatrização, amputações de membros ou infecções urinárias, que podem levar à septicemia e, consequentemente, ao óbito.

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi instituído pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

A deputada Celina Leão propôs a criação do Centro de Referencia em Diabetes em  fevereiro de 2011, por meio de uma indicação, que sugeriu ao Poder Executivo a criação da nova unidade de saúde. Na sequência Celina Leão promoveu discussões sobre o tema na Câmara Legislativa, destacando a importância de um olhar diferenciado para o tratamento desta doença.  Finalmente o  Centro de Referência em Diabetes do DF será construído, a licitação das obras foi aberta em setembro de 2014.

“O importante desta unidade de saúde é o paciente ter à sua disposição uma equipe multidisciplinar, que é  essencial ao sucesso do tratamento da doença e à qualidade de vida dos pacientes”, observa a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário