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segunda-feira, 27 de maio de 2013

Entorno receberá conjunto de obras rodoferroviárias

Sudeco, em parceria com a ANTT e os governos de Goiás e do DF, anuncia ainda nesta quinta-feira (23) consórcio vencedor que ficará responsável pela realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para implementação da ligação ferroviária ligando Brasília a Goiânia, com estações em Alexânia e Anápolis; percurso será feito através de trem de média velocidade, que opera a 180 km/h; na próxima quarta-feira será publicado edital de licitação do VLT ligando Brasília a Luziânia, um percurso de 60 quilômetros.
Um conjunto de obras estruturantes no setor de transporte rodoferroviário, de cargas e passageiros, foi anunciado na manhã de hoje (23), na Câmara Municipal de Luziânia, durante o Fórum “Mobilidade Luziânia-Brasília”, evento que contou com a participação de prefeitos, vereadores e legisladores de Goiás e do Distrito Federal, além do superintendente executivo da Sudeco, Marcelo Dourado.
No encontro, o governador Marconi Perillo recebeu em primeira-mão, a informação de que a Sudeco, em parceria com a ANTT e os governos de Goiás e do Distrito Federal, anuncia ainda hoje o consórcio vencedor que ficará responsável pela realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA – para a implementação da ligação ferroviária ligando Brasília a Goiânia, com estações em Alexânia e Anápolis.
Segundo o governador, a empresa vencedora terá prazo de 10 meses para concluir e apresentar os estudos. A previsão é a de que a licitação para a contratação da empreiteira responsável pela obra seja aberta e concluída ainda no primeiro semestre do ano que vem e a ferrovia colocada em operação no prazo máximo de seis anos.
O percurso será feito através de um TMV – Trem de Média Velocidade -, o mais utilizado em todo o mundo para médias e pequenas distâncias. A uma velocidade de 180 km/h, a ligação entre as duas capitais poderá ser feita em apenas em pouco mais de uma hora.
“Esta obra significa uma completa harmonia na ligação Goiânia/Brasília. É uma obra que eu reivindico há muitos anos. Estamos plantando agora para colhermos os bons frutos muito em breve”, comemorou Marconi.
Na próxima quarta-feira, a Sudeco publicará o edital de licitação do trem VLT ligando Brasília a Luziânia. Os 60 quilômetros entre as duas cidades será feito por via férrea já existente e que, atualmente, é utilizada apenas para o transporte de cargas.
Também para os estudos técnicos desse novo transporte ferroviário de passageiros, o prazo é de 10 meses. Levando-se em conta que a ferrovia já existe e precisará apenas de adaptações e construção de estações, o prazo para que seja disponibilizada aos usuários é de apenas dois anos, segundo informações da Sudeco.
A entrada em operação deste novo modal de transporte de passageiros entre as cidades do Entorno Sul com Brasília desafogará o intenso trânsito da BR-040. De acordo com informações da Sudeco, hoje, mais de 600 mil pessoas fazem, diariamente, o trajeto de Luziânia e demais cidades do Entorno até Brasília. O tempo mínimo da viagem é de duas horas. De trem, o percurso de 60 quilômetros poderá ser percorrido entre 45 e 60 minutos.
Cada composição de VLT, com quatro vagões, cuja velocidade média é de 110 km/h terá capacidade de transportar até 900 passageiros por viagem. Prevê-se que, por dia, serão transportadas entre 40 e 45 mil pessoas. Estudos preliminares da Sudeco indicam que com a entrada em operação do trem, entre 450 e 500 carros e 20 ônibus deixarão de circular pela BR-040 a cada hora.
Ao comemorar o anúncio das duas obras ferroviárias, o governador Marconi Perillo, disse que elas irão se somar às várias intervenções que o governo do Estado estuda implementar para melhorar o sistema de transporte de passageiros no Entorno de Brasília.
Em seu discurso , destacou que no dia 1º de junho próximo serão iniciadas as obras de pavimentação da ligação entre os distritos de Osfaya e ABC, uma rodovia que servirá de alternativa para a ligação das cidades do Entorno Sul a Brasília.
Em fase de conclusão de projeto, estão também as ligações entre Luziânia e Novo Gama, Luziânia e Abadiânia e Luziania e Jardim Ingá. Por intermédio do programa Rodovida Reconstrução,  anunciou também, para o dia 15 de junho, o início das obras de reconstrução da rodovia Luziânia/Vianópolis.
Como alternativa para melhorar o sistema de transporte de passageiros por ônibus dos moradores da região, Marconi informou que o Estado de Goiás está reivindicando assumir a concessão do transporte público entre Luziânia e o Distrito Federal, hoje sob o comando da ANTT.
O assunto já foi discutido pelo Governo do Estado, através do vice-governador José Eliton, com diretores da ANTT durante reunião ocorrida no último dia 22 em Brasília. “O convênio já está aprovado pela ANTT. A minuta será entregue agora ao Governo do Distrito Federal para aprovação. Estamos trazendo para o nosso colo um problema que hoje é da ANTT. Mas estamos dispostos a isso porque queremos melhorar a forma como os passageiros desta região são transportados”, declarou.
Fonte: Brasil 247

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