Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tomógrafo do Hospital de Ceilândia está quebrado há seis meses

Saúde não sabe informar quando máquina vai voltar a funcionar.

Licitação de peças importadas explica demora na compra, diz direção.


O tomógrafo do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) está quebrado há seis meses e sem previsão de quando vai voltar a funcionar. De acordo com a diretora do hospital, Luciane Claudino, a máquina parou de funcionar por excesso de uso, e a troca de peças depende de licitação feita Secretaria de Saúde.

“Nós atendemos uma demanda muito grande de pessoas. Na semana passada, fizemos um levantamento das peças necessárias, mas são peças caras, importadas, vêm da Alemanha”, afirmou a diretora em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (7).


De acordo com Luciane, quando um paciente necessita de uma tomografia é transferido para o Hospital de Base, que fica a cerca de 26 quilômetros de Ceilândia. “Ele é levado para fazer o exame e volta com o diagnóstico ou então fica no próprio Hospital de Base para receber tratamento”, declarou. O HRC registra cerca de mil atendimentos por dia, além de realizar uma média de 300 consultas agendadas.
A Secretaria de Saúde informou que, como as peças são importadas, o processo de licitação é demorado. Em janeiro, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, afirmou que os problemas nos tomógrafos da rede pública seriam solucionados em 30 dias. Na época, as máquinas do Hospital Regional da Asa Norte, do Hospital do Paranoá, do Hospital de Sobradinho e do HRC estavam paradas por falha em peças.
Segundo a secretaria, existem dez tomógrafos em funcionamento na rede pública. Dois estão instalados no Hospital de Base, os outros estão nos hospitais da Asa Norte, Taguatinga, Paranoá, Sobradinho, Gama, Samambaia, Santa Maria e Asa Sul.

Fonte: DFTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário