Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Câmara investigará gastos na saúde do DF entre 2007 e 2011

Comissão Parlamentar de Inquérito foi aberta ontem e terá duração de 180 dias

A população do Distrito Federal convive com o caos na saúde pública. Faltam médicos, insumos, infraestrutura e, há mais de um mês, o Governo do Distrito Federal decretou estado de emergência em toda rede pública hospitalar. Para apurar a origem desses problemas e uma possível má gestão dos recursos públicos, as distritais Liliane Roriz (PRTB) e Celina Leão (PMN) fizeram um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades, ilegalidades e imoralidades na Secretaria de Saúde, no período de 2007 a 2011. Com 17 assinaturas, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Patrício (PT), instaurou a CPI da Saúde, na tarde de ontem, no plenário da Casa.

Para Celina Leão, é importante essa apuração para saber a origem dos problemas apontados e como foi gasto o dinheiro da Saúde nas gestões anteriores. “Precisamos saber onde começou ou o que está ruim. Tem anônimo morrendo todo dia nas filas de hospitais. Dinheiro tem, mas tem sido mal gasto por anos”, afirmou. O prazo de investigação da comissão é de 180 dias e contará com cinco membros, sendo que quem sugeriu o projeto pode ficar no cargo de titular ou de relator, mas ainda não se sabe se as duas parlamentares ficarão na comissão, já que elas pertencem ao mesmo bloco político.

Terceirização da gestão do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), contratação de reprografia, superfaturamento na aquisição de medicamentos, demora na nomeação dos concursados, infecção hospitalar e utilização de leitos de UTI das unidades particulares serão as áreas de atenção da CPI da Saúde. “Precisamos dar o holofote certo aos grandes problemas de Brasília e punir quem precisar ser punido”, explicou. A medida foi elogiada no plenário. “Por anos tentei criar uma CPI da Saúde, a iniciativa é louvável e fico feliz por poder subscrever este requerimento”, disse o deputado Chico Leite (PT).

Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário